Pesquisar este blog

MÁRMORE & GRANITO


[ MANUTENÇÃO DE MÁRMORES, GRANITOS ]

Os mármores podem ser:

  • Polido: A chapa ou ladrilho, após a serragem, é polida pôr meio de abrasivos especiais.
  • Apicoado: Este tipo de acabamento é mais utilizado no granito. É realizado através de pequenas “marteladas” no granito, fazendo um acabamento de aspereza variável. Muito indicado para áreas externas, fachadas etc.
  • Flameado: Acabamento realizado nos granidos, a base de jato de fogo, com acabamento final áspero aveludado. Muito indicado para áreas  externas, fachadas etc.
  • Levigado: Tipo de acabamento onde são utilizados apenas os primeiros abrasivos. É um semi-polimento, onde a pedra não apresenta brilho .
  • Bruto: Material sem acabamento.



[ INSTRUÇÕES ESPECIAIS PARA MANUTENÇÃO E LIMPEZA ]

1.Utilizar vassoura de pelo macio (diariamente).

2.Utilizar detergente Ph neutro diluído em água (conforme especificação do fabricante).

3.
Torcer o pano molhado de forma a ficar apenas úmido e passar sobre o piso (uma vez por semana), após, secar o piso com um pano macio  e limpo.

***NUNCA LIMPAR MÁRMORES E GRANITOS COM ÁCIDOS, DETERGENTES ALCALINOS, ÁGUA SANITÁRIA (CÂNDIDA), SOLVENTES, SABÃO EM PÓ, QUEROSENE, SAPÓLIO OU ABRASIVO.

Nota: Os mármores e granitos podem ser selados com produtos da alta tecnologia, realizado com técnicos especializados (chama-se hidrofugação), para diminuir a incidência de manchas e oxidações da pedra principalmente em áreas sujeitas a umidade e produtos líquidos em geral.

Esse processo não impede que o mesmo sofra riscos ou ação de produtos nocivos, que podem ofuscar o brilho dos mármores (material calcário, sensível ao ácido) e granitos. Não há produto que evite a ação dos ácidos sobre os mármores e granitos.

[ CUIDADOS ESPECIAIS ]

1. Não deixar restos de palha de aço, ferro ou outros agentes em contrato com o mármore ou granito em nenhuma hipótese, pois em pouco tempo eles enferrujam manchando a superfície.

2. Produtos com ácidos, gordura, tintas, corantes, perfumes, sabonetes, vidros, cigarro etc., podem manchar os mármores e granitos.

Existem técnicas especiais para tentar retirá-las. Não usar produtos “caseiros”. Aconselhamos a procura de empresas especializadas.

3. Os mármores e granitos não devem ficar em contato com fuligem ou pedaços de madeira de qualquer espécie, pois podem manchar de tonalidade marrom.


[ INFORMAÇÕES TÉCNICAS ]

1. Os mármores e granitos de tonalidade branca podem apresentar manchas de oxidação (amareladas), não há como prever esse tipo de reação. Eles também apresentam pequenas micro-fissuras em sua superfície, que, em contato com a sujidade natural do uso cotidiano podem ficar realçados, isto é, com aparência mais escura em relação ao restante da pedra, apresentando pequenas marcas escuras.

2. Os mármores e granitos escuros são especialmente sensíveis a riscos e manchas de produtos ácidos (urina, coca-cola, laranja, limão, vinagre etc), pois as áreas afetadas apresentam manchas esbranquiçadas.
3. Os mármores e granitos em geral, podem apresentar, quando em contato prolongado com um contra piso úmido, o fenômeno de eflorecência, que é causado pela reação da água em evaporação com a matéria mineral da pedra, gerando a formação de cristais sobre as mesmas, ao secar, você verá os depósitos minerais aderidos sobre a superfície da pedra.

No caso da eflorecência, o piso deve ser molhado o mínimo possível, pois os processos de lavagem convencionais só irão piorar as reações. Deve-se chamar um especialista após a constatação do problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário